Notícias

Unir Gerações por meio de Histórias Pessoais e Histórias de Vida

"Em todos nós", escreveu Alex Haley, autor do popular romance Raízes (baseado na sua própria história familiar), "há uma fome, até ao âmago, de conhecer a nossa herança - de saber quem somos e de onde viemos."

Essa "fome" está a crescer por todo o mundo. As pessoas estão a descobrir que, para entender melhor quem são, necessitam conhecer as histórias dos membros da família que viveram antes deles. Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estão entre aqueles que têm o desejo de se ligar, de uma maneira pessoal, às outras gerações, investigando a sua história familiar, reunindo histórias pessoais escritas, preservando histórias contadas oralmente e gravando entrevistas das experiências de vida dos membros mais idosos da família, em benefício da posteridade.

Em Cabo Verde, este trabalho está um pouco mais atrasado, mas isso vai mudar em breve, afirma Roberto Oliveira, Presidente da Missão de Cabo Verde de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. "A nossa prioridade tem sido estabelecer as bases do evangelho restaurado des Jesus Cristo nos lares e nas famílias de todo o país", afirmou. O crescimento da Igreja em Cabo Verde é um dos mais elevados em todo o mundo e isso coloca alguns desafios, para uma nação tão jovem e que está ela mesmo em consolidação. Algo que vai mudar rapidamente. A sua convicção é de que em breve "os centros de história familiar estejam em pleno funcionamento e a partir daí, as pessoas começarão a sentir esta atracão pela história da família, ao se ligarem aos seus antepassados falecidos".

Os mórmons acreditam que a família foi ordenada por Deus. Acreditam também que a família é a unidade fundamental da sociedade, e essencial ao plano eterno de Deus para os Seus filhos. Essa crença impele os membros mais velhos da Igreja a compartilhar os momentos importantes de mudança das suas vidas com filhos e netos que, ao ouvirem e preservarem estas experiências, desenvolvem um forte sentido de família e de pertença. Conhecendo os relatos de valentia em meio à adversidade dos seus antepassados, filhos e netos sentem-se mais fortalecidos no desafio de superar os difíceis desafios das suas próprias vidas.

“Ao contemplarmos o que aqueles antes de nós passaram para que pudéssemos estar aqui, ao sentirmos a sua fé e coragem, e ao sentirmos o seu amor por nós bem como o nosso amor por eles, percebemos o que é realmente importante", disse um antigo líder da Igreja Élder John H. Groberg numa conferência mundial dos Santos dos Últimos Dias, em 1980. "Percebemos que o que chamamos de problemas, é apenas aquilo que vemos quando desviamos os nossos olhos da nossa meta eterna”.

Os Santos dos Últimos Dias concentram-se na sua história familiar por outra razão - acreditam que as famílias podem estar juntas depois desta vida. Eles procuram nomes e outras informações de modo a que cerimónias e rituais sagrados sejam realizados em nome dos seus antepassados nos templos SUD, exercendo, assim, a fé de que ficarão ligados aos seus entes queridos como uma família eterna.

Em todas as partes do mundo, os jovens mórmons estão cada vez mais envolvidos na descoberta de histórias pessoais e de histórias dos seus familiares.

"Não é uma coincidência que o programa FamilySearch e outras ferramentas tenham sido desenvolvidas num momento em que os jovens estão tão familiarizados com uma vasta gama de tecnologias de informação e de comunicação", disse o Élder David A. Bednar, membro do Quórum dos Doze Apóstolos, um dos líderes mais velhos da Igreja.

Exemplos dessas ferramentas são o “Family Tree” e o “Memories” – “Arvore Genológica” e “Memórias”- recursos recentemente lançados pelo FamilySearch. O novo recurso das Memórias permite aos usuários enviar e gerir facilmente online as fotografias de família bem como registar as histórias favoritas dos seus ancestrais. Com fotografias, os rostos podem ser identificados e ligados aos perfis, dos respetivos antepassados, na árvore genealógica de um usuário, garantindo que estarão acessíveis para gerações futuras. As fotografias e as histórias também podem ser perfeitamente compartilhadas via Facebook, Twitter, Google+, Pinterest e-mail.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.