Comunicados da Imprensa

Profeta Encontra-se com o Papa Francisco no Vaticano

O Presidente Russell M. Nelson de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias reuniu-se com o Papa Francisco no sábado, o primeiro encontro entre um presidente Santo dos Últimos Dias e um Papa. A visita ocorreu um dia antes do Presidente Nelson dedicar o primeiro templo da Igreja em Roma.

O Presidente Nelson fez-se acompanhar pelo Presidente M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos.

Após a reunião de 33 minutos, o Presidente Nelson e o Presidente Ballard encontraram-se com membros da comunicação social. "Tivemos uma experiência muito cordial e inesquecível. Sua Santidade foi muito gentil, caloroso e acolhedor", disse o Presidente Nelson. E continuou: "Que homem doce e maravilhoso ele é, e quão afortunado é o povo católico por ter um líder tão gracioso, preocupado, amoroso e capaz."

 

O Presidente Nelson disse também: "Conversámos sobre a nossa preocupação mútua pelas pessoas que sofrem em todo o mundo e queremos aliviar o sofrimento humano. Falámos sobre a importância da liberdade religiosa, a importância da família, e a nossa preocupação mútua com a juventude, pela secularização do mundo, e a necessidade das pessoas se aproximarem de Deus, adorá-Lo, orar a Ele e ter a estabilidade que a fé em Jesus Cristo trará às suas vidas ”.

De acordo com o presidente Ballard, eles falaram das relações estreitas que as duas religiões têm no trabalho conjunto em projetos humanitários. "Explicámos a Sua Santidade que trabalhamos lado a lado, que temos projetos com a Catholic Relief Services por todo o mundo, em mais de 43 países. [Estamos] lado a lado como parceiros na tentativa de aliviar o sofrimento. Ele estava muito interessado nisso. "

O Élder Alessandro Dini-Ciacci, líder local em Roma, também participou da reunião. "Como foi inspirador para mim testemunhar dois dos líderes das principais religiões do mundo, reunirem-se com tão grande fraternidade", disse ele. "É lindo testemunhar isto, e é algo que podemos aprender com a nossa associação com pessoas de outras religiões." O Élder Massimo De Feo, Dos Setenta, esteve presente e disse que os líderes ficaram imediatamente unidos. "Foi uma sensação maravilhosa ver como eles pareciam ser velhos amigos depois de um minuto. O Presidente Nelson e o Papa Francisco compartilham tanto amor e respeito mútuo um pelo outro."

O diálogo inter-religioso tem sido uma prática corrente dos líderes Santos dos Últimos Dias desde a fundação da igreja. Desde que se tornou líder d’ A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 2018, o Presidente Nelson tem interagido com prelados Católicos Romanos em diversas das suas visitas ministradoras. Em novembro do ano passado, no Texas, ele reuniu-se com o Arcebispo Gustavo Garcia-Siller da Arquidiocese Católica de San Antonio. E no mês passado, no Arizona, falou com Sua Eminência Thomas J. Olmsted, Bispo Católito de Phoenix. O Presidente Nelson já participou em atividades semelhantes ao longo dos seus 35 anos de serviço como apóstolo, onde visitou mais de 130 países para ministrar aos Santos dos Últimos Dias e aos amigos da fé.

O Presidente Nelson foi entrevistado em outubro de 2018 por Sergio Rubin, o biógrafo do Papa Francisco, numa visita ministradora ao Uruguai. O Presidente Nelson e o Sr. Rubin falaram, brevemente, sobre o Templo de Roma Itália. “Agradecemos a gentileza do Papa e do Vaticano. Eles são muito gentis em receber-nos”, disse o profeta na ocasião.

O último diálogo inter-religioso entre Católicos e Santos dos Últimos Dias no Vaticano incluiu o Presidente Henry B. Eyring (um conselheiro do falecido Presidente da Igreja Thomas S. Monson) a apertar a mão do Papa Francisco durante uma cimeira do Vaticano sobre o casamento. Em 2010, o Presidente Ballard visitou líderes Católicos no Vaticano. Em 1995, o então Presidente Gordon B. Hinckley entregou uma cópia da Enciclopédia do Mormonismo à Biblioteca do Vaticano.

Os líderes Católicos e Santos dos Últimos Dias também já se encontraram em muitos outros lugares. Por exemplo, em 2010, o falecido Cardeal Francis George (1937–2015), na época líder da Conferência dos Bispos Católitos dos Estados Unidos (USCCB), discursou na Universidade de Brigham Young e encontrou-se com apóstolos Santos dos Últimos Dias. Mais recentemente, apóstolos debateram assuntos em comum com o Cardial Timothy Dolan, Arcebispo de New York. E diversos líderes Católicos já visitaram Utah. Entre eles, encontra-se o Arcebispo Joseph Kurtz de Louisville (na altura presidente da USCCB), que visitou a Praça do Templo em 2016, e o Arcebispo Charles J. Chaput da Filadélfia, que discursou na Universidade de Brigham Young em inúmeras ocasiões. Em 2015, o Arcebispo Chaput convidou o Elder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, a partilhar os princípios que os Santos dos Últimos Dias aplicam no fortalecimento das famílias durante o Encontro Mundial das Famílias em Filadélfia.

Em Utah, nas últimas décadas, a Igreja tem vindo a cultivar um forte relacionamento com a Diocese Católica Romana de Salt Lake City. O Presidente Ballard e o Elder Christofferson juntaram-se aos Católicos de Utah nas boas-vindas ao Bispo Oscar A. Solis que, em 2017, foi designado pelo Papa Francisco para liderar os Católitos em Utah. “Os Santos dos Últimos Dias prezam a amizade, de longa data, que temos vindo a desenvolver com a comunidade católica em Utah e no mundo inteiro”, disse o Presidente Ballard na ocasião. O Presidente Ballard também compareceu à missa de nomeação do Arcebispo John C. Wester em Santa Fé, Novo México. O Arcebispo Wester, antecessor do Bispo Solis, foi, durante oito anos, o Bispo Católico de Utah.

Assista à reportagem (em inglês):

 

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.