Comunicados da Imprensa

“Mas Eu Vos Escolhi a Vós”

Uma das maiores surpresas de minha vida foi quando o Presidente Thomas S. Monson telefonou para minha casa, em janeiro de 2008. Ainda posso me lembrar de suas palavras: “Você é chamado para servir no Primeiro Quórum dos Setenta até quando tiver setenta anos”. Fiz um rápido cálculo de cabeça e compreendi que esse chamado seria por mais de vinte e cinco anos, ou, sob outros aspectos, por uma eternidade!

Desde essa ocasião, medito com frequência sobre a importância da duração de nossos chamados. Às vezes ouvimos as pessoas dizerem: “Já é tempo de eu ser desobrigado”, ou “Já estou servindo há tempo demais nesse chamado”. Na realidade, a questão não deveria ser colocada nesses termos. Contar a duração de um chamado é esquecer a verdadeira natureza de nosso compromisso pessoal como membro da Igreja.

Quando o Salvador estava transmitindo as instruções finais a Seus apóstolos, Ele lhes disse: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei” (1). Lembro-me da expressão de surpresa de um jovem pai a quem chamei, recentemente, como presidente de estaca. Ele não fizera uma campanha para ser escolhido. Não procurara nem honra e nem poder. Sentia-se totalmente inadequado diante de tantas responsabilidades. No entanto, aceitou o chamado com fé e humildade, sabendo que viera do Senhor.

Nossos chamados são a manifestação material e visível de um compromisso mais duradouro e profundo. Jesus, sentindo que a morte era iminente, dirigiu estas palavras desafiadoras a Seus discípulos: “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós”. (2) Quando entramos nas águas do batismo, tornamo-nos os ‘emissários’ do Salvador, ou mesmo Seus ‘representantes’. Assumimos um solene compromisso de sermos instrumentos em Suas mãos para realizar a obra da salvação.

A natureza e a duração do chamado são de pouca importância, pois nossa missão é de natureza eterna. Ela perdura bem além desta vida, como descreve a visão do Presidente Joseph F. Smith: “Vi que os élderes fiéis desta dispensação, quando deixam a vida mortal, continuam seus labores (...)no grande mundo dos espíritos dos mortos”. (3).

É de pouca importância a quem e com quem servimos. Não escolhemos quem serve conosco e as pessoas a quem ajudamos por nossas afinidades pessoais. À semelhança do Salvador, pregamos o evangelho e prestamos serviço a todos, incondicionalmente e sem acepção de pessoas.

Recentemente, o Presidente Monson desafiou-nos com esta pergunta: “O que você fez, hoje, por alguém?” (4) Esse convite profético leva-nos de volta à própria essência de nossa missão como discípulos de Cristo. Não depende do chamado que temos no momento nem da responsabilidade que nos foi designada. É um modo de vida. Dá significado a nossa existência terrena e a nossa vida eterna.

Sim, somos guardadores de nossos irmãos, sejam ou não membros da Igreja. Se vocês descobrissem a vacina contra o câncer, seu primeiro reflexo não seria divulgar as novas tão depressa quanto possível, a fim de salvar vidas? Acreditamos que o evangelho é um remédio universal contra a maioria dos males do mundo moderno. É por isso que somos tão entusiásticos na propagação dessas Boas Novas.

Recentemente, a Presidência da Área estabeleceu a meta de dobrar o número de membros ativos na Europa nos próximos dez anos. Essa visão não precisa nem de programas nem de organizações complexas ou meios especiais para ser bem-sucedida. Depende da fé e do desejo de todos. Se todo membro trouxesse a Cristo uma alma, ou trouxesse uma de volta, isso seria o suficiente para dobrar a frequência em todas as alas e ramos da Europa.

Vocês não precisam ser missionários de tempo integral para encontrar pessoas que estejam procurando a verdade. Não precisam ser um Bispo, uma Presidente da Sociedade de Socorro ou um Mestre Familiar para entrar em contato com um membro menos ativo. Existem inúmeras oportunidades que dependem apenas de nossa fé em que: “O Senhor está preparando pessoas para receber a você e ao evangelho restaurado” e “Deus o guiará até elas ou as guiará a você”. (5)

Aqui estão algumas coisas simples e concretas que podemos todos fazer:

  • Ter sempre cartões da amizade conosco e distribuí-los.
  • Fazer uma lista de pessoas que queremos ajudar a voltar para a Igreja. Convidá-las a receber os missionários.
  • Colocar nosso perfil pessoal e nosso testemunho em Mórmon.org (em inglês).
  • Convidar nossa família e nossos amigos para eventos importantes da família que se realizem na Igreja, como um batismo, uma ordenação, uma reunião espiritual por ocasião de um casamento, a despedida de um missionário, etc.
  • Acompanhar nossos amigos a um Centro de História da Família da Igreja.
  • Centralizar as reuniões de conselho da ala e da presidência das auxiliares nas pessoas, em vez de em programas ou atividades.
  • Acompanhar os missionários nas visitas de ensino.


Gérald Caussé


  1. João15:16
  2. João 20:21
  3. D&C 138:57.
  4. Conferência Geral de outubro de 2009. Sessão da manhã de domingo.
  5. Ver Pregar Meu Evangelho, página 180
  6. Alma 29:9

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.