Comunicados da Imprensa

Líder Mórmon discursa na Convenção Nacional da NAACP

A colaboração entre a Igreja e a NAACP vai crescer

O Élder Jack N. Gerard, Autoridade Geral Setenta de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, anunciou uma ampla colaboração entre a Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP) e a Igreja nas 109ª reuniões nacionais anuais da organização, realizadas em San Antonio, Texas, domingo à noite, 15 de julho de 2018.

 

“Os membros locais de cada organização vão patrocinar uma iniciativa de educação e emprego que aumente realmente as oportunidades entre os nossos irmãos e irmãs identificados por nós”, disse o Élder Gerard.

"Tenho o prazer de anunciar que juntos lançaremos uma iniciativa de educação e emprego de impacto nacional, começando em cidades como Baltimore, Maryland; Atlanta, Geórgia; e Camden, Nova Jérsia", disse o Élder Gerard à audiência. "Nós vislumbramos atividades e projetos conjuntos da NAACP e da Igreja de Jesus Cristo em todo o país. Não pretendemos que seja uma atividade esporádica; esse não é o nosso estilo, e sabemos que não é o vosso."

Falando perante milhares de pessoas no Centro de Convenções Henry B. González, a sua participação assinalou a primeira vez que uma Autoridade Geral da Igreja falou numa convenção nacional da NAACP.

“Estou entusiasmado por fazer parte desta convenção anual cujo sábio propósito é 'estabelecer políticas e programas de ação', tal como Deus quer que façamos. Para nós, como também para muitos de vocês, "Deus é amor" e amar a Deus significa amar e servir uns aos outros ", disse o Élder Gerard.

A iniciativa incluirá o uso dos materiais dos cursos de formação desenvolvidos e testados para serem ministrados em diferentes locais de culto e centros comunitários. Os cursos serão ministrados por membros das duas organizações, juntamente com os de outras religiões.

Os cursos abrangerão temas como encontrar um emprego melhor, obter uma educação melhor, gestão das finanças pessoais, empreendedorismo e iniciar e desenvolver um negócio próprio. O anúncio foi feito após uma conferência de imprensa realizada em Salt Lake City, em maio deste ano, entre a Primeira Presidência da Igreja e a liderança nacional da NAACP, onde ambos os grupos pediram maior civilidade e harmonia racial.

Nessa reunião, Derrick Johnson, presidente e CEO da NAACP, chamou a Igreja de “parceira que procura buscar harmonia e civilidade dentro da nossa comunidade… [com quem] eu tenho orgulho de estar aqui hoje para abrir o diálogo na busca do interesse comum e trabalhar para um propósito maior”.

O Presidente da Igreja, Russell M. Nelson, declarou em maio que os dois grupos “explorariam maneiras - como a educação e serviço humanitário - nas quais nossos respetivos membros e outros podem servir juntos, erguendo os nossos irmãos e irmãs que precisam da nossa ajuda, tal como o Salvador, Jesus Cristo, faria”.

"Eu definitivamente era uma daquelas pessoas perguntando por que estamos a viajar para Utah", disse Karen Boykin-Towns, vice-presidente do conselho de administração da NAACP. “A nossa visita e o nosso encontro foram surpreendentemente impactantes e inovadores. E apesar das nossas reservas, saímos desse encontro histórico com uma melhor compreensão do passado de cada um e o desejo de reconhecer o passado e seguir em frente trabalhando juntos pelo bem comum”.

Leon W. Russell, presidente do conselho da NAACP, discursou na reunião de domingo e apresentou o Élder Gerard.

Russell disse que o relacionamento da NAACP com a Igreja ainda está a desenvolver-se, pois compartilham um terreno comum com a Igreja nas questões de igualdade, direitos humanos e civilidade. “Não é sobre teologia; não é sobre filosofia. É sobre ajudar pessoas. Estou muito feliz que vamos trabalhar nesses elementos.”

“Estamos ansiosos para trabalhar de perto com eles e vê-los como parceiros com valores partilhados e com igual interesse em abençoar os filhos do Senhor”, disse o Élder Gerard.

Também participaram da convenção nacional o Coro “Debra Bonner Unified Voices” (anteriormente Genesis Choir) de Salt Lake City, que se apresentou por três vezes nas reuniões, incluindo uma interpretação de "Calvário" cantada pouco antes dos comentários do Élder Gerard.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.