Comunicados da Imprensa

Formação em Cirurgia de Estrabismo a Médicos Cabo-Verdianos

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, através do seu programa de ajuda humanitária, promove formação a médicos Cabo-Verdianos em cirurgia de estrabismo infantil.

A formação que decorre de 26 a 29 do corrente mês acontece nas instalações do Hospital Baptista de Sousa, em Mindelo, e será ministrada pelo Dr. Michael Bullard, oftalmologista pediátrico. Cerca de 20 a 30 crianças com estrabismo serão operadas durante esses dias.  No final desta semana um oftalmologista da Praia, um de Assomada, um do Sal e um de São Vicente estarão capacitados para realizar cirurgias de estrabismo infantil.  

Estrabismo é a designação dada ao desalinhamento dos eixos visuais. O desvio de um dos olhos pode dar-se numa direcção horizontal convergente ou divergente, ou numa direcção vertical podendo um dos olhos desviar-se para cima ou para baixo. As crianças podem perder permanentemente a visão se essa condição não for corrigida até os 9 anos de idade. 

  

Muitos médicos oftalmologistas em Cabo Verde identificaram como sua maior necessidade aprender a fazer esse tipo de cirurgia, uma vez que actualmente não é realizada por nenhum oftalmologista em nenhum dos hospitais do país. 

Além da formação serão doados equipamentos para cirurgias de estrabismo para os hospitais de Santiago, Sal e São Vicente, equipamentos esses que irão auxiliar os oftalmologistas com as futuras cirurgias de estrabismo que realizarão. A Igreja doa ainda equipamentos para cirurgias de catarata, um laser para cirurgia pós-catarata e muitos itens úteis para ajudar os oftalmologistas a fazer exames para prescrição de óculos.

A Igreja tem uma presença significativa em Cabo Verde e tem participado em muitos projectos humanitários e de auto-suficiência para assistir os habitantes destas ilhas, nomeadamente Água potável (projecto de ligação de água a residências que beneficiou aproximadamente 1.500 famílias), Cadeira de rodas, Visão (Equipamentos hospitalares, óculos, formação a médicos), Cuidado materno-infantil, Vacinação (campanha em parceria com o Ministério da saúde, OMS e UNICEF que imunizou cerca de 50% da população contra sarampo e rubéola), entre muitos outros.

Oficialmente presente em Cabo Verde desde 1990, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias possui cerca de 14.000 membros que se reúnem nas 42 congregações existentes actualmente em 9 ilhas do país.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.