temple-marriag-sunny.jpg
Comunicados da Imprensa

Fim do Período de Espera para Casamento no Templo

Nova política define um único padrão global

A Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou na segunda-feira que um homem e mulher que casem civilmente não necessitam de esperar um ano para se casar (ou selarem) num templo. A mudança significa que os casais santos dos últimos dias podem agora realizar o casamento no templo assim que as circunstâncias o permitirem.

A nova política estabelece um padrão global único para os santos dos últimos dias em todo o mundo. A Igreja seguiu essa prática por muitos anos em mais de metade dos países onde está estabelecida. Nesses países, os casais são obrigados por lei a casarem civilmente primeiro.

“Sempre que possível, os líderes devem incentivar os casais a casar e serem selados no templo”, diz a carta da Primeira Presidência aos líderes da Igreja em todo o mundo. “Quando um casamento civil não é permitido no templo, ou quando um casamento no templo faça com que os pais ou membros da família se sintam excluídos, uma cerimônia civil seguida do selamento no templo é autorizada.” A Primeira Presidência também declarou: “Essa mudança na política não deve ser interpretada como uma diminuição na ênfase no selamento no templo. O selamento de um esposo e esposa no templo é de eterno significado e uma experiência suprema no caminho do convênio.” 

Um porta-voz da Igreja, Irene Caso, que vive em Espanha, compartilhou a sua alegria e experiência pessoal relacionadas a esta nova política. “Em 2005, o meu marido e eu casámo-nos. Tivemos uma bela cerimônia civil na tarde de 15 de dezembro numa conservatória do registo civil. Mais tarde naquele dia, num ambiente mais privado, fomos selados no Templo de Madrid, na Espanha. Depois de ir ao templo, todos comemoramos numa festa com música e dança. A maioria dos meus familiares e amigos imediatos não são membros da nossa fé, por isso foi especialmente importante para nós que eles testemunhassem a nossa união civil e sentissem-se incluídos nas festividades do dia. Estas mudanças anunciadas hoje trarão a mesma experiência feliz e memorável para muitas famílias em toda a Igreja”.

A Igreja pede que estas cerimônias de casamento civil sejam simples e solenes. Os casais podem usar as capelas da Igreja para essas cerimônias. Independentemente da localização, o selamento no templo deve ser o foco central do casamento e fornecer a base espiritual na qual o casal começa a vida juntos.

Os santos dos últimos dias recém-batizados continuarão a aguardar um ano a partir da data da sua confirmação como membros da Igreja para se casarem num templo. Isso está em sintonia com a política de longa data da Igreja de permitir que os novos conversos da Igreja obtenham uma maior compreensão da sua fé, o que inclui aprender sobre a santidade de um templo e os sacramentos, ou ordenanças, que acontecem nos templos.

Durante esse ano, os novos membros são incentivados a obter uma recomendação para o templo de uso limitado que lhes permita servir num batistério do templo. A Igreja também incentiva os novos membros a aprenderem sobre os seus antepassados e reunir os seus nomes para o serviço no templo.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.