Comunicados da Imprensa

Destaques do Relatório Anual das Ajudas de Emergência prestadas pela Igreja

Cerca de 300.000 pessoas morreram em consequência de mais de 350 desastres naturais no decurso de 2010, classificando-o como o ano de maior taxa de mortalidade dos últimos 25 anos. Estas catástrofes incluem terramotos, inundações, deslizamento de terras, tufões, doenças ondas de calor e erupções vulcânicas que afectaram mais de 200 milhões de pessoas e provocaram danos materiais num valor que excede os 100 biliões de dólares. Eis alguns dos desastres naturais aos quais a Igreja respondeu: Terramotos O maior número de mortes deveu-se a terramotos — especialmente o devastador sismo que atingiu o Haiti em Janeiro de 2010 e que matou cerca de 230.000 pessoas na região de Port-au-Prince. Outros grandes terramotos fizeram-se sentir em Concepción, no Chile e em Christchurch, na Nova Zelândia .

Em associação com outras agências, a Igreja respondeu a cada uma destas catástrofes com artigos de emergência e alimentos. No Haiti, também foram disponibilizados
voluntários do Ramo da Saúde para prestar auxílio aos milhares de feridos. A Igreja continua a apoiar o Haiti nos seus esforços de reerguer a nação, o que inclui ajuda ao nível de ofertas de emprego, oportunidades de formação e abrigos temporários.

Inundações e Deslizamento de Terras

Embora não provoquem tantos danos mortais quanto outros tipos de catástrofe, as inundações foram sem dúvida o desastre natural com maior expansão geográfica em 2010, causando inúmeras mortes e privando milhões de pessoas das suas casas. Só no
Paquistão , 2.000 pessoas foram mortas e outras 20 milhões ficaram afectadas por este tipo de desastre. Semanas de precipitação constante também provocaram inundações e deslizamento de terras por toda a América Central e na costa Norte da América do Sul, afectando quase 2.5 milhões de habitantes da Colômbia e da Venezuela.

No outro lado do globo, na China, Tailândia, Myanmar, Vietname e Filipinas as inundações provocaram um total de mais de 1.800 vítimas mortais. Nos Estados Unidos, os habitantes dos Estados do Tennessee, Kentucky e do Missouri enfrentaram a maior inundação das últimas décadas.

A Igreja prestou auxílio por meio da doação de alimentos, água, kits de higiene, cobertores, roupa e outros artigos àqueles cujos lares foram afectados ou destruídos. Com vista a apoiar os esforços de limpeza subsequentes, a Igreja proveu kits de limpeza e organizou equipas de voluntários.

Cólera

No último trimestre de 2010 testemunhámos
duas epidemias de cólera — a primeira a Norte da região de Artibonite, no Haiti, que rapidamente se propagou por todas as províncias do país e provocou mais de 3.000 mortes no final do ano, e a segunda na região de Daru na Papua-Nova Guiné, que embora de menor dimensão e menos publicitada, talhou 300 vidas.

Em resposta a estas epidemias, a Igreja proveu profissionais do Ramo da Saúde em regime de voluntariado e reuniu e enviou um novo kit concebido para a prevenção e tratamento da cólera. Este kit inclui sabão, purificadores de água e sais de hidratação. Para além destes kits, a Igreja distribuiu sistemas de purificação de água em grande escala, milhares de garrafas filtrantes individuais e materiais didácticos de esclarecimento acerca da doença.

Todos estes esforços são possíveis graças às generosas
doações de membros e amigos da Igreja. O total de todas as doações é utilizado para ajudar os mais necessitados.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.