youth-photo-december-2018.jpg
Comunicados da Imprensa

Anunciadas mudanças das idades nas ordenações e nos programas dos jovens da Igreja

A Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou uma mudança destinada a fortalecer as crianças e os jovens por meio do aumento da fé em Jesus Cristo, maior compreensão de Seu evangelho e maior união com Sua Igreja e seus membros.

Veja a carta completa da Primeira Presidência, bem como as perguntas mais frequentes, abaixo. Uma versão em PDF da carta e das perguntas mais frequentes também está disponível.

---

14 de dezembro de 2018

Para: Autoridades gerais; presidências gerais das auxiliares; setentas de área; presidentes de estaca, missão, distrito e templo; bispos e presidentes de ramo; conselhos de estaca, distrito, ala
e ramo

(Para ser lida na reunião sacramental)

Queridos irmãos e irmãs,

Avançamento de crianças e jovens por faixa etária

Nosso desejo é o de fortalecer nossas amadas crianças e nossos amados jovens por meio de maior fé em Jesus Cristo, de uma compreensão mais profunda de Seu evangelho e de maior união com SuaIgreja e com Seus membros. Com esse propósito, temos o prazer de anunciar que em janeiro de 2019,as crianças concluirão sua participação na Primária e passarão a participar da Escola Dominical eda classe das Moças ou do Sacerdócio Aarônico por faixa etária, no início do mês de janeiro do anoem que completarem 12 anos de idade. De modo semelhante, o avançamento por faixa etária das Moças entre as classes de sua organização e dos rapazes entre os quóruns do Sacerdócio Aarônico ocorrerá no início do mês de janeiro do ano em que completarem 14 e 16 anos de idade.

Além disso, os rapazes estarão aptos para ser ordenados ao ofício apropriado do sacerdócio
no mês de janeiro do ano em que completarem 12, 14 e 16 anos de idade. Os rapazes que foram
ordenados e as moças estarão aptos para receber uma recomendação de uso limitado para o templo a partir do mês de janeiro do ano em que completarem 12 anos de idade. A ordenação a um ofício do sacerdócio para os rapazes e o recebimento de uma recomendação de uso limitado para o templo por parte das moças e dos rapazes continuarão a ser analisados de forma individual, com base na dignidade, na preparação e em circunstâncias pessoais. As ordenações e o  recebimento derecomendações de uso limitado normalmente ocorrerão durante o mês de janeiro.

Incentivamos os líderes locais a implementar essas mudanças no decorrer do mês de
janeiro de 2019. Informações adicionais estão anexas e podem também ser encontradas no site
criancasejovens.LDS.org.


Atenciosamente,

Russel M. Nelson

Dallin H. Oaks

Henry B. Eyring

---

Perguntas Mais Frequentes

Os líderes da Igreja têm o desejo de fortalecer as crianças e os jovens por meio de maior fé em
Jesus Cristo, de uma compreensão mais profunda de Seu evangelho e de maior união com Sua
Igreja e com Seus membros. A partir de janeiro de 2019, as crianças concluirão sua participação na
Primária e o jovens avançarão entre as classes ou entre os quóruns por faixa etária, em vez de haver um avançamento no dia de seu aniversário. A ordenação aos ofícios do Sacerdócio Aarônico e orecebimento de uma recomendação de uso limitado para o templo continuarão a ser analisados combase na dignidade pessoal, na preparação e em circunstâncias pessoais e normalmente ocorrerãodurante o mês de janeiro.

1. Qual será o plano quanto ao avançamento por faixa etária?
As crianças normalmente concluirão sua participação na Primária e passarão a participar da Escola
Dominical e da classe das abelhinhas ou do quórum de diáconos no início do ano em que completarem 12 anos de idade. O avançamento entre as classes das moças e entre os quóruns do SacerdócioAarônico normalmente ocorrerá no mês de janeiro do ano em que completarem 14 e 16 anos de idade.
Esse avançamento ocorrerá por faixa etária, não no dia do aniversário das crianças e dos jovens.
O avançamento entre as classes ou entre os quóruns talvez não ocorra para algumas crianças ou para alguns jovens no momento estipulado devido a circunstâncias pessoais. O bispo e os pais devem se reunir a fim de decidir qual é a melhor alternativa para cada criança e para cada jovem.

2. Quando os rapazes estarão aptos para ser ordenados a um ofício do Sacerdócio Aarônico? Quando as moças e os rapazes estarão aptos para receber uma recomendação de uso limitado para o templo?
Os rapazes estarão aptos para ser ordenados ao ofício apropriado do sacerdócio no mês de janeiro
do ano em que completarem 12, 14 e 16 anos de idade. As ordenações normalmente ocorrerão
no decorrer do mês de janeiro. Os rapazes que foram ordenados e as moças estarão aptos para
receber uma recomendação de uso limitado para o templo a partir do mês de janeiro do ano em que completarem 12 anos de idade. No entanto, a ordenação a um ofício do sacerdócio para os rapazes e o recebimento de uma recomendação de uso limitado para o templo por parte das moças e dos rapazes continuarão a ser analisados individualmente, com base na dignidade, na preparação e em circunstâncias pessoais.

3. A idade em que os rapazes são ordenados a um ofício do sacerdócio é determinada
doutrinariamente?

Não. Ao longo da história da Igreja, a idade para ordenação aos ofícios do Sacerdócio Aarônico
sofreu alterações.

4. Quando esses ajustes devem ser implementados?
Os líderes locais devem implementar esses ajustes no decorrer do mês de janeiro de 2019. De forma geral, a transição para as classes e organizações ocorrerá no início do mês de janeiro. No entanto, pode ser necessário que o apoio e a ordenação ocorram no decorrer do mês a fim de atender às necessidades da família e para que as entrevistas sejam marcadas.

5. Quando as entrevistas com os jovens devem ser realizadas?
O bispo entrevista todas as moças após concluírem sua participação na Primária e passarem a
participar de uma nova classe. Ele entrevista todos os rapazes após concluírem sua participação na Primária, passarem a participar de um novo quórum e serem ordenados a um ofício do sacerdócio. Os jovens que tiverem entre 12 e 15 anos de idade devem ser entrevistados pelo bispo anualmente e por um de seus conselheiros em uma outra ocasião durante o ano. Os jovens que tiverem entre 16 e 18 anos de idade normalmente devem ser entrevistados pelo bispo duas vezes por ano.

6. O bispado deve fazer um reconhecimento na reunião sacramental das crianças que concluem sua participação na Primária, dos jovens que passam a participar de uma nova classe ou de um novo quórum e dos rapazes que são ordenados a um ofício do sacerdócio?
O bispado não fará um reconhecimento das crianças e dos jovens na reunião sacramental quando
elas passarem a participar de outras classes e de outros quóruns na organização a que pertencem. Os rapazes que serão ordenados a um ofício do sacerdócio serão apresentados na reunião sacramental para voto de apoio. Eles não se dirigirão até o púlpito, mas permanecerão na congregação e se levantarão à medida que seu nome for apresentado e eles forem apoiados.

7. O período de transição para que haja o avançamento por faixa etária sempre será no mês
de janeiro?

Não. Em áreas do mundo em que o mês de janeiro não é um período comum de transição, as áreas podem implementar essas mudanças tendo como base o período do ano em que normalmente ocorre uma transição.

8. Como as classes da Primária e da Escola Dominical serão alteradas?
As crianças de 11 anos de idade que concluíram sua participação na Primária passarão a participar
da Escola Dominical. A presidência da Escola Dominical geralmente organiza os jovens de 11 a
18 anos em classes, de acordo com a idade. As classes podem ser organizadas de acordo com cada faixa etária ou podem ser combinadas para que mais de uma faixa etária esteja reunida. A classe da Primária dos valorosos de 11 anos de idade será descontinuada.

9. Os jovens que ainda não completaram 12 anos de idade podem participar de acampamentos? Os jovens que ainda não completaram 14 anos de idade podem participar de bailes e de conferências de jovens?
Sim. Geralmente, os jovens em uma classe ou em um quórum podem desfrutar dos privilégios que
estão relacionados à sua classe ou a seu quórum. Com a aprovação dos pais, as abelhinhas e os
diáconos podem participar de acampamentos antes de completarem 12 anos de idade. De modo
semelhante, as meninas-moças e os mestres podem participar de bailes e de conferências de jovens antes de completarem 14 anos de idade. No entanto, uma moça ou um rapaz devem ter pelo menos 16 anos de idade antes de começarem a marcar encontros (ver Para o Vigor da Juventude, 2011, p. 4).

10. Os jovens que ainda não completaram 14 anos de idade podem receber designações de
ministração?

Sim. Todas as meninas-moças e todos os mestres podem ser convidados a participar da ministração e podem receber designações de ministração. Eles não precisam esperar até que completem 14 anos de idade.

11. Como essas mudanças afetam os dias de atividade?
Onde for viável, a Primária continuará a realizar os dias de atividade para as meninas e, fora dos
Estados Unidos e do Canadá, para os meninos e para as meninas. As crianças podem começar a
participar dos dias de atividade no mês de janeiro do ano em que completarem 8 anos de idade e
podem continuar a participar até concluírem sua participação na Primária.

12. Como essas mudanças afetam o programa dos lobinhos e o programa de escotismo para
crianças de 11 anos de idade nos EUA e no Canadá?

Até que uma nova iniciativa para as crianças e para os jovens seja implementada em 2020, o
avançamento no programa dos lobinhos e no programa de escotismo para crianças de 11 anos de
idade não sofrerá alterações. Os meninos continuarão a fazer parte do programa dos lobinhos e do
programa de escotismo para crianças de 11 anos de idade e a avançar entre os níveis do programa no dia de seu aniversário. No entanto, quando eles saírem da Primária para os quóruns do Sacerdócio Aarônico, eles deixarão de participar do programa de escotismo para crianças de 11 anos de idade e passarão a fazer parte do programa de escotismo juntamente com sua participação no quórum de diáconos.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.