Comunicados da Imprensa

A Universidade de Oxford e os Santos dos Últimos Dias reúnem-se num Simpósio da Bíblia do Rei Tiago

Salt Lake City - Comunicado de Imprensa

O evento, organizado pela Faculdade de Harris Manchester College e pela Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, celebrou o impacto da Bíblia Sagrada ao nível da cultura, religião e literatura.

Um dos mais proeminentes teólogos britânicos, o Reverendo e Professor Alister E. McGrath, descreveu o contexto histórico do processo de tradução que originou a versão da Bíblia do Rei Tiago: “Eles [os tradutores] não tinham noção que estavam a produzir uma tradução que viria a dominar nas nações de língua inglesa por mais de 300 anos.”

“Tornar o texto acessível parece ter sido o objectivo dos tradutores," acrescentou McGrath, ao citar Miles Smith, um erudito de Oxford do século 17, que afirmou que a produção da versão do Rei Tiago “removeu a pedra de um poço, permitindo que todos pudessem beber da sua água.”

O Professor Jonathan Bate, perito em literatura, falou acerca dos “dois pilares da cultura Inglesa”: a “Versão Autorizada” da Bíblia – comissionada pelo Rei Tiago I (King James I) – e as obras de William Shakespeare. O Professor Bate comentou em tom humorístico: “A Versão Autorizada é a excepção à regra que cita que nenhuma grande obra de literatura foi alguma vez escrita por um comité!”

O Professor John S. Tanner, vice presidente académico da Universidade de Brigham Young , efectuou uma pesquisa acerca da influência da versão da Bíblia do Rei Tiago na América. “Esta teve uma influência e impacto tremendos na nossa cultura,” comentou. O Professor Tanner analisou o papel do livro na vida de 4 figuras importantes da História dos Estados Unidos: John Winthrop (“o Peregrino”), Joseph Smith (“o Profeta”), Abraham Lincoln (“o Presidente”) e Martin Luther King (“o Pregador”).

O Elder Kenneth Johnson, um membro emérito dos Setenta , partilhou o seu testemunho pessoal acerca da Bíblia Sagrada. “Ela foi-me moldando à medida que fui aprendendo os ensinamentos nela contidos,” declarou. “A Bíblia testifica de Jesus Cristo como sendo o Filho de Deus. Este livro é um veículo de inspiração e revelação.”

O evento também incluiu visitas guiadas pelas exposições históricas da Bíblia em exibição na Faculdade de Harris Manchester e na Biblioteca Bodleian na Universidade de Oxford. Os participantes do simpósio tiveram a oportunidade de ver a única cópia existente da Bíblia dos 40 Bispos de 1602 utilizada pelos tradutores do Rei Tiago, a qual continha anotações e sugestões, exclusões e alterações. Em exposição estava ainda uma edição inicial da Bíblia do Rei Tiago, a Bíblia de 1522 que pertenceu a Martinho Lutero e uma cópia das pautas do Messias de George Frideric Handel por ele utilizadas durante os seus concertos.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.