Comunicados da Imprensa

Presidente da Comissão Europeia Durão Barroso convida Líder Mórmon para Reunião com Altos Representantes Religiosos

O Elder José A. Teixeira, Presidente da Área da Europa de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, participou, junto com outros dezoito altos representantes cristãos, muçulmanos, judeus e de outras religiões de toda a Europa numa reunião ao mais alto nível para debater  o futuro da União Europeia.

A reunião foi presidida por José Manuel Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia e copresidida por Herman Van Rompuy, Presidente do Conselho Europeu e László Surján, Vice-Presidente do Parlamento Europeu. Este ano marca a primeira vez que um representante de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi convidado a participar.

 Durante o debate, o Elder Teixeira sugeriu que, a fim de garantir um futuro mais forte e pacífico para a Europa, a fé, a família e a liberdade religiosa devem desempenhar um papel importante e estar bem presentes na definição das políticas da UE. Afirmou que "o futuro da Europa é agora. Está nas nossas famílias, lugar onde as crianças aprendem as lições da vida: verdade, honra, virtude, autocontrole, o valor da educação, do trabalho honesto e o propósito e o privilégio da vida."

Os participantes aceitaram o convite do Presidente Durão Barroso para refletir sobre os desafios atuais e as oportunidades da União Europeia (UE): a necessidade urgente de reforçar os laços entre os cidadãos da UE e do processo democrático da União; os seus valores comuns da paz, a liberdade, a democracia e o Estado de direito. Também foi abordada a responsabilidade moral e política que deve ser realizada não só pelas instituições, mas por cada cidadão europeu individualmente.

O Tratado de Lisboa consagra desde 2009, o diálogo aberto, transparente e regular com as igrejas, comunidades religiosas, bem como com organizações filosóficas não confessionais como um dos seus direitos primários (nomeadamente o Art. 17 º do TFUE). A reunião de alto nível de líderes religiosos hoje realizada é a décima da série de reuniões iniciadas pelo Presidente Durão Barroso em 2005.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, uma fé cristã com meio milhão de membros na Europa, abriu recentemente o seu escritório junto da União Europeia, em Bruxelas. Busca oportunidades de servir a comunidade europeia através de seus órgãos políticos e institucionais, dialogando com ONGs internacionais, organizações religiosas e com a sociedade civil.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.