Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Tópico

1.  Os mórmons praticam a poligamia?

Há mais de quatorze milhões de mórmons nos Estados Unidos e no mundo e nenhum deles é polígamo. A prática da poligamia é estritamente proibida na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O padrão geral de casamento na Igreja tem sido sempre o de monogamia, como indicado no Livro de Mórmon ( Jacó capítulo 2, versículo 27 ). A poligamia fez parte de nosso passado, por cerca de 50 anos no século XIX. Mas não faz parte de nosso presente. A poligamia foi oficialmente abolida em 1890 — há 118 anos. As pessoas que praticam a poligamia atualmente não têm relação alguma com a Igreja.

2. Quais as crenças dos mórmons sobre Deus?

Na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com frequência nos referimos a Deus como Pai Celestial, porque Ele é o Pai do espírito de todos os seres humanos e eles foram criados à Sua imagem (Gênesis 1:27). É um termo adequado para um Deus que é amoroso e justo, sábio e Todo-Poderoso. Para os mórmons, Deus o Pai, Seu filho, Jesus Cristo, e o Espírito Santo constituem a Deidade ou Trindade.

3.  O que acontece no templo mórmon?

Ostemplos não são locais regulares de adoração aos domingos para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Devido ao caráter sagrado dos templos, somente membros da Igreja que são fiéis têm permissão para entrar nos templos. O propósito principal do trabalho no templo é “selar” ou unir as famílias para sempre, com a expectativa de que esses relacionamentos continuem após a morte. As mesmas cerimônias realizadas pelos vivos podem ser feitas em favor dos mortos. Não há nada semelhante às práticas do templo em outras Igrejas cristãs.

4.   Os mórmons creem na Bíblia?

A Igreja considera a Bíblia como a palavra de Deus, um volume sagrado de escrituras. Os santos dos últimos dias nutrem-se de seus ensinamentos e envolvem-se em um estudo de sua divina sabedoria por toda vida. Além disso, durante as reuniões de adoração ponderamos e debatemos sobre a Bíblia. Livros de escrituras adicionais — o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e A Pérola de Grande Valor — fortalecem e reforçam os ensinamentos de Deus por meio de testemunhas adicionais e fornecem relatos comoventes de experiências pessoais que muitos indivíduos tiveram com Jesus Cristo. De acordo com o apóstolo da Igreja M. Russell Ballard: “O Livro de Mórmon não enfraquece, não diminui nem ofusca a Bíblia. Pelo contrário, ele a amplia, expande e exalta”.

5.  Os mórmons são cristãos?

Jesus Cristo é essencial para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que leva Seu nome. Toda oração no lar e todo sermão na capela são encerrados em nome de Jesus Cristo. Os emblemas do sacramento (comunhão) que são tomados semanalmente em nossas reuniões de adoração são símbolos de Sua Expiação. Porque a humanidade é falha, o sacrifício expiatório de Cristo pagou o preço do pecado sob a condição de arrependimento individual. Seu sacrifício também permite que toda humanidade seja ressuscitada para a imortalidade.

6. Qual é a posição da Igreja no que concerne às relações raciais?

O evangelho é para todas as pessoas. As pessoas de todos os grupos étnicos sempre foram bem-vindas à Igreja e são batizadas como membros, pregam no púlpito e fazem oração nas reuniões da congregação. Apesar de nunca ter havido nenhuma norma na Igreja a respeito de segregação de congregações, os membros do sexo masculino de descendência africana não eram ordenados aos ofícios do sacerdócio. Isso mudou em junho de 1978 e a Igreja imediatamente começou a ordenar os negros do sexo masculino, que eram ativos na Igreja, ao sacerdócio onde quer que frequentassem a Igreja em todo mundo. Em 2006, o então Presidente da Igreja Gordon B. Hinckley declarou: “nenhuma pessoa que faça comentários depreciativos a respeito de outras raças pode considerar-se um verdadeiro discípulo de Cristo. Nem tampouco pode achar que está agindo de acordo com os ensinamentos da Igreja de Cristo. Que todos nós reconheçamos que cada pessoa é filha do Pai Celestial e que Ele ama todos os Seus filhos”.

7. O que as mulheres mórmons podem fazer na Igreja?

As mulheres desempenham um papel primordial no trabalho de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Na Igreja, as mulheres não recebem o sacerdócio por isso não oficiam em nossos ritos como a bênção do sacramento ou batismo. Elas servem em cargos de liderança e como missionárias e professoras, e com frequência discursam no púlpito e fazem oração na congregação nas reuniões de adoração.

8.   Por que a Igreja envia missionários?

O esforço missionário de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem como base o padrão de missionários servindo em dupla do Novo Testamento. Eles ensinavam o evangelho e batizavam os que criam em nome de Jesus Cristo (ver, por exemplo, o trabalho de Pedro e João no livro de Atos). Mais de 52.000 missionários com idade inferior a 25 anos estão servindo missão para a Igreja neste momento em quase 350 missões em todo mundo. O trabalho missionário é voluntário e os missionários arcam com as despesas de sua missão. Eles recebem sua designação da sede da Igreja e são enviados somente para países onde o governo permite que a Igreja atue. Em algumas partes do mundo, os missionários são enviados somente para prestar serviço humanitário ou outras missões especializadas. 

9. Qual a visão dos mórmons sobre o propósito da vida?

Para os santos dos últimos dias, a existência mortal é vista no contexto de uma grande história, da vida pré-mortal onde os espíritos de toda humanidade viviam com o Pai Celestial até a vida futura em Sua presença onde o aprendizado e o progresso continuarão a ocorrer. A vida na Terra é considerada um estado probatório no qual homens e mulheres são provados e testados — e onde adquirem experiências que não podem ser obtidas de outra maneira. Deus sabia que os seres humanos cometeriam erros, então providenciou um Salvador, Jesus Cristo, que tomaria sobre Si os pecados do mundo. Para os membros da Igreja, a morte física na Terra não é o fim, mas o começo da próxima etapa do plano de Deus para Seus filhos.

10. Por que os mórmons não fumam nem ingerem bebidas alcoólicas?

O código de saúde dos santos dos últimos dias tem como base A Palavra de Sabedoria, revelação dada em 1833 que delineia os alimentos saudáveis e as substâncias que não são boas para o corpo humano. De acordo com ela, o álcool, o fumo, o chá preto, o café e as drogas ilegais são proibidos porque têm efeitos nocivos e viciam. Um estudo de quatorze anos feito pela UCLA, com término em 1997, monitorou a taxa de mortalidade e os hábitos de saúde de 10.000 membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na Califórnia e concluiu que os membros da Igreja que cumpriram o código de saúde tiveram as menores taxas de óbito por câncer e doenças cardiovasculares dos Estados Unidos e que os membros que obedeciam ao código tinham uma expectativa de vida de oito a onze anos a mais do que a população branca dos Estados Unidos.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.