Comunicados da Imprensa

Na Cimeira do Vaticano, Líder Mórmon apela ao “Renascimento” dos Casamentos Felizes 

No seu discurso aos líderes religiosos, que se reuniram no Vaticano para uma cimeira sobre o casamento, o Presidente Henry B. Eyring, Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, disse que “um homem e uma mulher, unidos em casamento, têm um poder transcendente de criar felicidade para si mesmos, para a sua família, e para as pessoas ao seu redor.”

O Presidente Eyring foi convidado a ser uma "testemunha" no evento internacional inter-religioso organizado pela Igreja Católica, que reúne líderes religiosos de 14 denominações religiosas e 23 países. O evento, intitulado "A complementaridade do homem e da mulher", decorreu de 17 a 19 de novembro.

O Presidente Eyring disse que, embora vejamos infelicidade nalguns casamentos, outros há onde o altruísmo é a chave para um casamento de complementaridade entre um homem e uma mulher.

“Onde há egoísmo, as diferenças naturais entre homens e mulheres, levam muitas vezes a que se afastem um do outro", explicou. "Onde há altruísmo, as diferenças tornam-se complementares e proporcionam oportunidades de entreajuda e crescimento mútuos”.

A mudança que deve ocorrer é mais ao nível do coração do que da mente, disse ele.

"Temos de encontrar formas de conduzir as pessoas a uma fé que substitua os seus próprios interesses egocêntricos por sentimentos profundos e duradouros, de caridade e benevolência", acrescentou o Presidente Eyring.

Durante o seu testemunho, o Presidente Eyring leu o documento “A Família: Proclamação ao Mundo,” que foi divulgado pela Igreja em 1995 e que define a posição da mesma relativamente à família. Referindo-se aos princípios contidos na proclamação, ele disse: "Estas são coisas que devemos fazer para termos um “renascimento” de casamentos felizes e de famílias estruturadas”.

Tal renascimento requer que as pessoas lutem por um ideal, e continuem a tentar, mesmo quando o resultado esperado tarda em chegar, e quando vozes mais altas zombam do esforço", disse ele. "Podemos e devemos levantar-nos e defender a instituição do casamento entre um homem e uma mulher”.

O Presidente Eyring falou da felicidade que lhe adveio através do seu próprio casamento com a sua esposa, Kathleen, há mais de 52 anos. "Eu tornei-me numa pessoa melhor por a amar e por viver com ela", disse ele. "Temo-nos complementado, mais do que alguma vez imaginei. Ao invés de nos dividir, as nossas diferenças uniram-nos" O Presidente Eyring e a sua esposa têm seis filhos, 31 netos e um bisneto.

"À medida que trabalharmos para construir e encorajar casamentos fiéis e carinhosos, onde homens e mulheres se tornam um e cuidam das suas famílias, o Senhor multiplicará os nossos esforços", concluiu.

Esta semana de reuniões com líderes religiosos internacionais realizada no Vaticano, para debater  acerca da importância do casamento, funde as duas crenças fundamentais de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias: a importância do casamento entre homem e mulher e a importância da cooperação inter-religiosa em causas comuns para o bem.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.