Comunicados da Imprensa

Mulheres Mórmons Incentivadas a Edificar sobre a Doutrina de Cristo

A Reunião Geral das mulheres assinala a abertura da conferência geral

Os líderes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias incentivaram as mulheres Mórmons a centrar-se na doutrina de Jesus Cristo quando centenas de milhares de mulheres, moças e meninas a partir dos 8 anos reuniram-se, pelo mundo inteiro, para a primeira sessão da conferência geral. A sessão geral das mulheres da 186ª Conferência Geral Semestral foi realizada no sábado, dia 24 setembro de 2016, no Centro de Conferências em Salt Lake City, Utah. A reunião foi dirigida pela Irmã Linda K. Burton, presidente geral da Sociedade de Socorro.
 

 

“Continuem a edificar diariamente sobre o alicerce da doutrina de Jesus Cristo”, apelou a Irmã Carole M. Stephens, primeira conselheira na presidência geral da Sociedade de Socorro. A Irmã Stephens centrou as suas observações num discurso proferido pelo Presidente Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, de há um ano, intitulado “Um Apelo às Minhas Irmãs”.

Ela disse que o Salvador pode prover-nos “alívio duradouro” para a tristeza causada pelo pecado, fortalecer-nos quando sentimos a dor que advém de “atos injustos de terceiros” e proporcionar conforto aos que enfrentam “desastres, doenças mentais e outras doenças, dor crónica e morte”.

“A nossa fé em Jesus Cristo capacita-nos para vencer qualquer desafio”, salientou a Irmã Stephens, que disse às mulheres o quanto aprecia aprender delas sempre que viaja pelo mundo. “Não há nada como estar convosco de braços dados, de olhos nos olhos, e de coração para coração”.

“Irmãs, vivemos numa época perigosa”, disse a Irmã Bonnie L. Oscarson, presidente geral das Moças, referindo-se à “condição cada vez mais académica do nosso mundo”.

A Irmã Oscarson continuou: “Se as tendências atuais são uma indicação do futuro, é preciso estarmos preparadas para as tempestades que temos pela frente.”

A líder das Moças exortou as meninas e as mulheres da Igreja a “estudar as doutrinas essenciais do evangelho e a obter um testemunho inabalável da sua veracidade”. Ela também fez referência ao discurso proferido pelo Presidente Nelson na conferência geral de outubro de 2015. Ele previu que os ataques contra a Igreja iriam continuar e que as mulheres precisavam de obter uma firme compreensão da doutrina de Cristo.
A Irmã Oscarson incentivou as mulheres a estudar acerca da Expiação de Jesus Cristo, a ensinar as suas famílias e outros sobre o plano de salvação, a compreender a necessidade de uma restauração da doutrina, e a estudar e a compreender as ordenanças e os convénios do templo, ou as promessas feitas com o Senhor.
“Preocupa-me que vivamos numa atmosfera tal, para evitar ofensas, que, por vezes, evitamos ensinar os princípios corretos”, disse a líder das jovens. “Se não ensinarmos as nossas crianças e os nossos jovens a verdadeira doutrina - e se não a ensinarmos com clareza - o mundo ensinar-lhes-á as mentiras de Satanás.”

A Irmã Jean B. Bingham, primeira conselheira na presidência geral da Primária, abordou o tema da caridade e dos esforços da Igreja em favor dos refugiados pelas comunidades de todas as partes do globo.

“À medida que doam do vosso tempo, talentos e recursos, o vosso coração – e o dos refugiados – ganham luz”, disse a irmã Bingham. “A esperança e a fé e o amor tornam-se ainda mais fortes entre aquele que dá e aquele que recebe quando é praticada a pura caridade.”

“Focamo-nos nas versões de vida apresentadas no Pinterest ou no Instagram ou [somos] apanhados pelo ambiente competitivo que se vive na escola ou no trabalho”, disse ela, incentivando as mulheres a fazer comentários positivos e edificantes na forma de lidar com outros.

“Tenhamos 8 ou 108, podemos trazer a luz do evangelho para o ambiente que nos rodeia, seja num apartamento de um arranha-céus em Manhattan, numa casa de madeira na Malásia, ou numa tenda na Mongólia”, acrescentou a Irmã Bingham. “Podemos decidir ver o bem nos outros e nas circunstâncias à nossa volta”.
Como o último orador, o Presidente Dieter F. Uchtdorf, segundo conselheiro na Primeira Presidência, refletiu sobre as mulheres influentes na sua vida, tais como a sua avó, mãe e esposa, à medida que abordou o poder da fé.
"Talvez aquilo que me torna mais humilde seja saber que a mesma influência é replicada milhões de vezes por toda a Igreja através das habilidades, talentos, inteligência e testemunho de mulheres de fé como todas vós”, disse o Presidente Uchtdorf.
“Às vezes, não é fácil desenvolver fé em coisas espirituais, enquanto vivemos num mundo físico. Mas vale a pena o esforço, pois o poder da fé nas nossas vidas pode ser bastante grande”, disse ele.
“A fé é a confiança – a confiança de que Deus vê o que nós não podemos ver e sabe o que não sabemos”, disse o Presidente Uchtdorf, uma lição que ele aprendeu como piloto de aviação, quando tinha que confiar nos seus instrumentos de navegação e na torre de controlo de tráfego aéreo ao voar pelas densas nuvens e espesso nevoeiro.
O Presidente Uchtdorf também contou a história de quando missionários insistentes bateram à porta da sua esposa, Harriet, quando ela era ainda jovem e vivia no último andar de um prédio de quatro andares em Frankfurt, Alemanha, com a sua mãe e a sua irmã após a morte do seu pai. “Repetidas vezes tenho agradecido pelo facto de eles terem subido – mesmo até ao quarto andar e até à última porta.”

Ele concluiu: “Deus recompensa aqueles que o buscam, mas, geralmente, essa recompensa não se encontra logo atrás da primeira porta. Por isso continuem a bater. Não desistam. Busquem a Deus com todo o vosso coração. Exerçam fé. Caminhem em retidão.”
A música ficou a cargo do coro das moças das congregações de Ogden, Huntsville e de Morgan, Utah.
A sessão geral das mulheres é a primeira de seis sessões da conferência geral. Esta foi transmitida em direto em vários idiomas para as capelas Santos dos Últimos Dias, na televisão e na rádio e via Internet.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.