Comunicados da Imprensa

Início das Filmagens dos Novos Vídeos do Livro de Mórmon

As histórias do Livro de Mórmon ganham vida numa série de filmes de acção.

As histórias do Livro de Mórmon ganham vida numa série de filmes de acção, produção de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As filmagens decorrem em Utah e prevê-se que o projeto demore cerca de seis anos a ser concluído.

 


Atores Santos dos Últimos Dias, seis diretores, 75 membros da equipa técnica e profissional iniciaram as filmagens do projeto em junho, perto do local onde foi encenada a cidade de Jerusalém num filme da Igreja, na comunidade central de Goshen, em Utah. As filmagens deste ano levarão 35 dias. Uma parte maior será concluída até ao final de julho. 

Os líderes da Igreja esperam que a biblioteca visual do Livro de Mórmon aproxime as pessoas de Deus e de Jesus Cristo, as ajude a compreender as doutrinas ensinadas neste livro de escrituras e as inspire a melhorar as suas vidas. 

“[Os vídeos] proporcionarão... [à audiência] uma oportunidade de aprender mais acerca de Cristo e de sentir o amor de Deus à medida que se identificarem com os personagens, os virem nas histórias e sentirem o poder da doutrina e dos ensinamentos deste livro inspirado”, Explicou a Irmã Reyna I. Aburto, segunda conselheira na presidência geral da Sociedade de Socorro e membro do comité de gestão do projeto. 
“O Livro de Mórmon é na verdade um outro testamento de Jesus Cristo e como tal o cerne e a pedra angular da nossa fé e religião”, disse o Elder Christoffel Golden dos Setenta e diretor executivo do Sacerdócio e do Departamento da Família. 

“Isto nunca substituirá a leitura do Livro de Mórmon”, disse Blair Treu, realizador dos dois primeiros episódios. “Queremos que estes [vídeos] sejam divertidos. Queremos que sejam apelativos. Mas temos um outro objetivo em mente. Estamos a tentar relatar uma história muito importante com personagens icónicos que todos conhecemos e amamos, e estamos a tentar fazê-lo de uma maneira que chegue às pessoas”.
“Estamos a produzir, a realizar e a representar de uma forma que esperamos que atraia as pessoas e as leve a querer ler o livro para aprofundar mais o que veêm nos vídeos”, disse o  Elder Kim B. Clark dos Setenta. 

“Este projeto deu realmente vida às escrituras”, disse o produtor Aaron Merrell. “Estes eventos aconteceram com pessoas reais. Eles passaram verdadeiramente por todas estas dificuldades, desafios e experiências. É fantástico ver tudo a conjugar-se, ver a equipa a trabalhar com tanto afinco, o elenco a representar tão bem. Há muita paixão e amor pelo projeto”.
Os vídeos do Livro de Mórmon apresentam um elenco diversificado de homens, mulheres e crianças. “Temos experiências comoventes. Não somos apenas pessoas com um guião memorizado”, explicou o ator Rick Macy, que interpreta Leí, um antigo profeta que leva a sua família para fora de Jerusalém. “Eu aprendi muito mais acerca de Leí e tomei-o sempre por garantido, e agora ele é provavelmente um dos meus profetas favoritos pelo que teve de passar”, disse Macy. “Sinto-me fascinado por ele”. 

Jackson Vanderwerken faz a sua estreia em representação no papel de Néfi, o filho de Leí, uma figura proeminente no Livro de Mórmon. “É como viver a vida de alguém sobre quem lemos toda a vida”. 
Tatum Chiniquy, que interpreta a esposa de Néfi, disse: “Estamos a criar algo tão especial para tantas pessoas e algo sobre o qual tenho lido desde a infância e que agora posso fazer com que ganhe vida, com que se torne real e que gere empatia. ...Espero que as pessoas aprendam com esta família”. 
A Irmã Aburto acrescentou: “Este projeto ajudará as mulheres de hoje a verem-se a si mesmas nestes relatos onde as mulheres e os homens se aconselham mutuamente e trabalham em conjunto nas provações e nas jornadas pessoais de fé”.

Além dos papéis principais, a produção de 2017 inclui 150 extras, cinco camelos, quatro burros, cabras, ovelhas e cavalos. Os produtores também se esforçaram por tornar os cenários realistas reunindo adereços e peças autênticas de todas as partes do mundo. Informações sobre o elenco encontram-se disponíveis online.
“Não é nada glamoroso”, disse Becky Swasey, que esteve no local das filmagens para supervisionar os penteados e a maquilhagem dos atores para a produção. “Está calor e há cobras e escorpiões e queimaduras solares, vento e falta de sombras, mas é fantástico”. 


Os primeiros vídeos do Livro de Mórmon estão programados para ser lançados no outono de 2018. Partes do projeto serão filmadas em diversos locais na América do Norte. Os vídeos abordarão elementos de cerca de 60% dos capítulos do Livro de Mórmon.
Os vídeos do Livro de Mórmon serão semelhantes aos “Vídeos da Bíblia da Vida de Jesus Cristo” concluídos em 2016. Quando terminada, esta biblioteca visual do Livro de Mórmon incluirá até 180 segmentos de vídeo de três a cinco minutos de duração, bem como mais de 60 com cerca de 10-20 minutos cada. Os produtores mantêm o guião perto do texto das escrituras do Livro de Mórmon, embora tenham sido acrescentados alguns diálogos para ajudar a contar as histórias do livro.
A série de vídeos do Livro de Mórmon está a ser filmada em inglês, mas eventualmente estará disponível noutros idiomas. 

Os vídeos estarão disponíveis num novo canal de Vídeos do Livro de Mórmon, nos sites LDS.org e Mormon Channel e nas apps já existentes do Livro de Mórmon e da Biblioteca do Evangelho para serem usados nas aulas da Igreja, na obra missionária e nos lares Santos dos Últimos Dias para visualizações em privado ou em família. As gravações e as imagens de alta resolução também estarão disponíveis para projetos não comerciais a pedido.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.