Comunicados da Imprensa

A Igreja continua a Acompanhar e a Dar Resposta à Situação do Ébola
 

Atualização (29 de outubro de 2014, às 8:00 a.m MDT)

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias partilha da crescente preocupação manifestada pelo mundo inteiro no que diz respeito ao vírus do Ébola e acompanha atentamente esta situação. Seguem-se as actualizações no âmbito da resposta da Igreja a este caso.

Esforços Humanitários

Na Serra Leoa, a Igreja está a trabalhar em parceria com o Corpo Médico Internacional com vista a prover  vestuário e suprimentos a um hospital local para que o ajude a cuidar dos seus doentes. A Igreja continua a atuar por intermédio de organizações de apoio reconhecidas e, no âmbito de parcerias, na prestação de auxílio às comunidades necessitadas. 

Membros da Igreja

Os membros da Igreja de todas as áreas estão a ser encorajados a seguir as diretrizes e recomendações de cuidados de saúde dadas pelas entidades locais oficiais de saúde.

Na Serra Leoa e naLibéria, a Igreja já proveu aos seus membros materiais sanitários e materiais de instrução básicos que ajudam a ensinar regras de saneamento.  A Igreja já forneceu dois meses de artigos alimentares aos membros, alguns dos quais em áreas em quarentena, e a outros necessitados.  Em diversos casos, os membros têm partilhado estes alimentos com as suas famílias alargadas e vizinhos.

Muitos membros também voluntariaram do seu próprio tempo para ajudar na divulgação e consciencialização das práticas sanitárias adequadas no seio das comunidades.

Ver também:

Missionários

A segurança dos missionários é uma prioridade. Nas áreas com maior potencial de surgirem casos de Ébola, a Igreja solicitou aos presidentes de missão que instruíssem os missionários acerca das precauções  a tomar para evitar e prevenir a propagação da doença.  Estas instruções englobam medidas do senso comum e também diretrizes mais específicas sobre o contacto com os outros, os sintomas de alerta e como evitar situações de risco elevado.  A Igreja continuará a trabalhar com os líderes da missão e com os membros locais na avaliação destas circunstâncias e, quando necessário, levará a cabo outras medidas de proteção dos missionários das áreas onde a sua segurança possa estar em causa.

——————————————————————————————

Missionários a Servir em Duas Nações Africanas são Recolocados (6 de agosto de 2014, às 3:00pm MDT)

Todos os missionários saíram em segurança da Serra Leoa e da Libéria e foram recolocados noutras zonas.  Nos próximos dias, os missionários viajarão para os seus novos locais de pregação. Quando chegarem aos seus destinos telefonarão às suas famílias para os manterem informados. Todos os missionários estão a salvo e de boa saúde.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem uma forte presença na Libéria e na Serra Leoa, onde milhares dos nossos membros continuam a morar, a adorar e a servir. A Igreja, por meio das suas parcerias e programas humanitários, participa no processo de levantamento das necessidades e do modo como pode canalizar melhor os seus esforços de apoio aos seus membros e à população destas nações.

——————————————————————————————

Missionários a Servir em Duas Nações Africanas são Recolocados (1 de Agosto de 2014, às 4:00pm MDT)

Devido ao surto da doença provocada pelo vírus do Ébola, e como medida preventiva, todos os missionários a servir nas nações Africanas da Serra Leoa e da Libéria estão a ser transferidos e designados para outras missões fora desses países.   Garantir a saúde e segurança dos  missionários é a nossa prioridade máxima.  Nas últimas semanas têm sido tomadas medidas para reduzir os riscos para os missionários, inclusive pedindo-lhes que permaneçamnos seus apartamentos.  Até à data, não há registo de missionários doentes. As famílias estão a ser notificadas à medida que os missionários chegam aos seus novos locais de pregação. Esta é uma situação muito desafiadora para os missionários, membros e cidadãos destes países, e como acontece noutras organizações, estamos a tomar todas as medidas para reduzir o risco de contágio.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.