Comunicados da Imprensa

Mórmons Intensificam a Ajuda aos Refugiados

Os Mórmons da Europa, apoiados pela sede da igreja nos Estados Unidos, estão a intensificar a ajuda aos refugiados que fogem para a Europa.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – o nome oficial para os “Mórmons” – tem vindo a ajudar os refugiados do Médio Oriente há mais de uma década, provendo centenas de milhares de cobertores, vestuário, suprimentos de emergência médica, alimentos, e outros recursos aos refugiados da Jordânia, Líbano, Turquia, e Síria.

 

O Elder Patrick Kearon, juntamente com os seus dois conselheiros, que lideram meio milhão de membros da Igreja na Europa, disse que a Igreja, em resposta à crise na Europa, assumiu o compromisso adicional de 4,6 milhões de euros, (5 milhões de Dólares Americanos) para ajudar imediatamente as famílias refugiadas. Outras contribuição serão anunciadas mais tarde. 
“Continuamos a ser tocados, assim como tantos outros, pelas histórias e imagens daqueles que lutam pelas necessidades básicas de alimento, água e abrigo temporário”, disse ele. “Já perderam tanto”.



 

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias direcionará parte dos fundos para Organizações não-governamentais (ONGs) já conhecidas, incluindo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, a UNICEF, a Cáritas, ao Corpo Médico Internacional, e aos Médicos pelos Direitos Humanos. Outros fundos serão canalizados através das autarquias locais e agências governamentais nacionais envolvidas na assistência aos refugiados.

“A Igreja tem ajudado, e continuará a ajudar aqueles que estão deslocados e sem abrigo, oriundos de zonas de conflito ou de países vizinhos de onde fugiram”, disse Sharon Eubank, a diretora dos Serviços Humanitários da Igreja. Desde 1985, a igreja tem provido assistência e desenvolvido projetos para fins humanitários sem olhar à nacionalidade ou a religião dos destinatários.

Juntamente a muitos outros por toda a Europa, congregações Mórmons, a título individual estão a responder ao convite para ajudar na crise dos refugiados, disse o Elder Kearon.

Na Escócia, mais de 2.000 pessoas se uniram para enviar roupas, cobertores e outros suprimentos necessários para aqueles que fogem através das fronteiras. Coordenados pelo Dumfries and Galloway Refugee Action charity group, os Santos dos Últimos Dias juntaram-se a outros, levando muitos dos suprimentos necessários para uma capela Mórmon local, um dos 30 pontos de recolha locais. 

Na Alemanha, várias congregações de Munique uniram-se para ajudar um abrigo de refugiados através da construção de uma parede interior de alvenaria, para a triagem das roupas doadas, e fornecendo 170 embalagens de produtos de higiene, barras de cereais, utensílios para colorir e bonecos de peluche. A congregação de Darmstadt está a cooperar com várias instituições de caridade locais ao longo do ano, para ajudar a distribuir as doações de roupas, mobília e outros bens, aos refugiados

Em Huddersfield, Inglaterra, os membros da Igreja fazem parte do maior esforço de ajuda comunitária para reunir vestuário, organizá-lo, prepará-lo, embalá-lo e enviá-lo para as zonas onde é necessário.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.